Câmara de Vereadores aprova PPA para o quadriênio 2022-2025

A Câmara de Vereadores de Ibirubá aprovou, em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira (30), o Projeto de Lei Municipal n°023/2021 de autoria do Poder Executivo que estabelece o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2022-2025, juntamente com treze emendas apresentadas à proposta durante a sua tramitação na Casa Legislativa. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos, a fim de assegurar o planejamento e a transparência no desenvolvimento econômico do município.
“Durante as últimas semanas nos dedicamos ao PPA para avaliar as diretrizes e metas da administração pública municipal para os próximos quatro anos. O PPA é um importante instrumento de planejamento governamental e pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento do município e para satisfação das demandas sociais existentes, por isso, é uma grande responsabilidade aprová-lo” explica a vereadora Gesmari Jandrey, presidente da comissão de Finanças e Orçamento.
O projeto, aprovado por unanimidade, projeta receitas, para a administração direta, no montante de R$ 419 milhões no quadriênio, o que produz uma média anual de R$ 104,7 milhões. O total dos investimentos (despesas de capital) do plano somam R$ 41,2 milhões. Desse valor, R$ 7,5 milhões serão financiados com recursos de operações de crédito e o restante com recursos próprios do município. Os investimentos nas secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (R$ 116,7 milhões) e de Saúde (R$ 104 milhões) representam 52,65% do total de gastos programados para o período 2022-2025.
Durante a tramitação do projeto na Câmara de Vereadores, os parlamentares incluíram treze emendas modificativas ao Plano Plurianual que versam sobre assuntos diversos. Entre eles:
– Cercamento eletrônico em lugares estratégicos do município visando a promoção da segurança pública;
– Construção de caminhódromos e ciclovias, praças e jardins, bem como a manutenção dos mesmos;
– Revitalização das margens do Rio Puxiretê;
– Construção de um anfiteatro ao ar livre com sistema acústico;
– Ampliação e conservação da rede de esgoto com prioridade para os bairros Progresso e Unida;
– Promoção e implantação de ações referentes às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS;
– Possibilitar estrutura de inovação, sustentabilidade e modernização, que proporcione o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, comportamento, gestão e uso de tecnologias para melhor atender a sociedade.