𝗠𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝘁𝗮𝗯𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝗜𝗺𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗙𝗶́𝘀𝗶𝗰𝗮𝘀

Na noite da última segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá aprovou, durante sessão ordinária, a Moção de Apelo para que seja feita a atualização da tabela progressiva do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. A moção, de autoria dos vereadores da bancada dos Progressistas, foi aprovada por unanimidade e leva em consideração o fato de que a referida tabela não sofre correções desde o ano de 2015.

A tabela desatualizada leva pessoas com salários cada vez menores para a base de contribuição e faz com que muitos brasileiros passem a pagar uma alíquota maior em relação ao ano anterior, uma vez que os reajustes salariais podem enquadrar o contribuinte em uma faixa de renda superior. Além disso, há uma defasagem inflacionária grande – se toda a defasagem acumulada nos últimos anos fosse corrigida, a faixa de isenção, que hoje vai até R$1.903,98 por mês, seria ampliada para quem ganha até R$ 4.022,89, o que desobrigaria aproximadamente 13 milhões de brasileiros do pagamento do Imposto de Renda. A moção será encaminhada para o Ministério da Economia, para a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e também para deputados e senadores gaúchos.