Sessão Solene homenageia tradicionalistas destaque do ano de 2021

A celebração da cultura gaúcha e o resgate aos fatos históricos e personalidades da Revolução Farroupilha marcaram a Sessão Solene organizada pela Câmara de Vereadores em parceria com o CTG Rancho dos Tropeiros na noite da última segunda-feira (13). O evento homenageou os tradicionalistas destaque do ano de 2021 – Miguel Nelcindo Prates de Oliveira e Terezinha Noeli de Oliveira – indicados pela patronagem do CTG por sua atuação junto à entidade.

A tradicional cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo secretários municipais, o Delegado de Polícia de Ibirubá, Márcio Marodin, e o representante da Brigada Militar, Sargento Paulo Roberto dos Santos. Na ocasião também estiveram presentes familiares e amigos do casal homenageado, além de prendas e peões do CTG Rancho dos Tropeiros. A noite foi abrilhantada pela apresentação da 3ª Prenda Juvenil da 9ª Região Tradicionalista, Francine Ewerling Maldaner.

Além disso, a temática dos festejos da Semana Farroupilha deste ano, intitulada “Caminhos de Anita”, faz uma homenagem ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, personalidade feminina que participou bravamente da Revolução Farroupilha. O reconhecimento à memória da “Heroína de Dois Mundos” foi ressaltado durante o pronunciamento dos vereadores, especialmente pelas mulheres.

A patroa do CTG Rancho dos Tropeiros, Vivian Nunes, falou sobre a importância deste evento integrar a programação da Semana Farroupilha da entidade que está retomando as atividades presenciais. Já a presidente do legislativo ibirubense, Jaqueline Brignoni Winsch, destacou que “a Semana Farroupilha é o momento em que fortalecemos nossa história e cultura, enaltecendo nossas virtudes enquanto povo gaúcho”.