Roda de Conversa – As conquistas da Mulher na Sociedade

No dia 07 de abril foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores a Roda de Conversa – As conquistas da Mulher na Sociedade, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, juntamente com a Câmara de Vereadores de Ibirubá.
A procuradoria foi instituída pela resolução 001/2018, e neste ano tem a frente como procuradora a Vereadora Gesmari Inêz Jandrey, e como Procuradora Adjunta a Vereadora Patrícia Sandri.
A procuradoria da Mulher tem por objetivo garantir maior representatividade, visibilidade e destaque as mulheres, além de combater a violência e discriminação. Entendemos, também, que o Poder Legislativo tem o dever de incluir na sua pauta, como tema prioritário, debates e ações referentes à igualdade de gênero, assumindo a procuradoria um compromisso institucional com esse tema.
Existem inúmeros temas, nos quais a Procuradoria Especial da Mulher pode e deve atuar; promovendo debates, palestras, seminários, audiências publicas com objetivo de difundir a informação, formação e intercambio entre as mulheres e a politica.
Dentre as principais atribuições da Procuradoria estão: receber, acompanhar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo que visem à promoção da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e enfrentamento a violência contra mulheres e meninas; fomentar a participação e representação das mulheres na politica.
As convidadas da Roda de Conversa estão à frente de diversas áreas de atuação, sendo elas Edina Liciani Schnur Dallanora, enfermeira na área da saúde pública, Cristieli Aline Kuhn Terhorst, professora na área da educação estadual, Maria Magali Stadtlober, empresária na área metal mecânica e Sirlei Kogler Fassbinder, agricultora com atuação na área sindical. Inclusive tivemos um momento cultural com participação da artista Patrícia Haunss, a qual proporcionou momentos de descontração e alegria entre os presentes.
Os organizadores do evento agradecem a todos que apoiaram a sua realização, em especial a Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí e região (ASCAMAJA), Floricultura Sonho Meu e a todos que com sua participação abrilhantaram o evento.